Páginas

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Princípios básicos do Kendo


O equipamento usado na prática do Kendo é a espada de bambú (Shinai) e um conjunto de proteções cuja principal parte é a armadura (Bogu). A espada de bambú é feita de quatro pedaços modelados que são amarrados em ambos as pontas por um pedaço de couro e uma linha especial que representa o lado não afiado da espada. O equipamento de proteção consiste em quatro diferentes partes: Men, Do, Tare e um par de Kote. Men é o capacete que protege o rosto, garganta, e a cabeça. O Do é similar a um gibão, e cobre o peito e o estômago. O Tare protege a cintura e os Kote são como luvas que protegem as mãos e o pulso.

Em Kendo, existem quatro áreas que podem ser atacadas, subdividas em lado esquerdo e direito do corpo - cada parte valendo um ponto, dependendo do golpe. Estes podem ser na cabeça, no pulso, peito e uma estocada na garganta. Para ser considerado válido, o ataque tem que ser executado com completa harmonia entre o espírito, uso adequado da espada e o movimento correto do corpo para assim resultar em um ataque limpo e perfeito, como se tivesse sido executado com uma espada de verdade.

Uma luta oficial de Kendo tem três pontos com um tempo limite de cinco minutos. Se o Kendoca conseguir dois pontos em seguida desde o começo da luta já é considerado vitorioso, e se nenhum dos lutadores conseguir dois pontos antes do tempo regulamentar, aquele que tiver mais pontos é considerado vencedor. Se a pontuação estiver empatada após cinco minutos, um round de morte súbita sem limite de tempo é realizado. Três juízes em conjunto avaliam se um ponto foi válido, e normalmente um torneio é realizado na forma de eliminação direta.

A prática do Kendo consiste em diferentes exercícios. Cada exercício é voltado para a melhoria de diversos aspectos, entre força e habilidade que são necessários no Kendo. Para iniciantes, a prática repetitiva de movimentos básicos é enfatizada para que o aluno adquira a habilidade de se mover sem pensar. Um Kendoca deve ser capaz de contra-atacar um golpe imediatamente, tão logo o adversário se mova e, ao longo do seu progresso, um maior entedimento espiritual é alcançado através da prática contínua, o que resulta em poder estar no controle em qualquer tipo de situação.
Além do treino, a etiqueta é requerida no Kendo também, uma vez que o objetivo é, mais do que o aprimoramento físico, desenvolver o caráter da pessoa, ou seja, auto-confiança, cortesia e respeito pelos outros. Estas eram características da mais alta importância para um Samurai.

No Kendo é necessário a dedicação tanto física quanto mental, mas muitas pessoas, não importa a idade ou sexo, são atraídas pelo esporte e levam adiante a tradição herdada da cultura Samurai. O caminho não é fácil, mas a prática do Kendo vai com certeza permitir a você conseguir a força de vontade necessária para superar as adversidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário